sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O USO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES: UMA PROPOSTA NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO DE ENGENHARIA.

Prof.Me. Elsom J.Gomes Santos
No início de cada período nas Universidades, o professor se depara com várias turmas de alunos para as quais pretende ensinar o que estabelecem os programas curriculares. Essa parece ser uma prática rotineira nas Universidades. No entanto, os saberes universitários vêm sendo cada vez mais colocados em questão. Ou seja, as exigências do mundo moderno fazem com que a pertinência do que se ensina na universidade e a formação que ela oferece seja questionada.  Mais que em outras épocas, os alunos resistem em aderir ao projeto de ensino, externando um sentimento de dúvida em relação à preparação que estariam recebendo para enfrentar as dificuldades que supostamente esperam encontrar em suas vidas.
Com a necessidade da utilização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) nos cursos de Engenharia, no início desta década, vem se propondo, junto aos professores, de forma especial os do núcleo dos conteúdos entendidos como básicos (Física, Matemática, Química etc.), uma nova visão curricular, bem como novos parâmetros para a formação do futuro Engenheiro. Nesse entendimento acredita-se que as diretrizes buscam conscientizar os professores da necessidade de construção de uma nova política pedagógica capaz de levar o ensino das disciplinas a dar uma maior parcela de contribuição junto ao processo de formação acadêmica, tanto no âmbito profissional (formação científica e tecnológica) quanto humanístico (formação para a cidadania).
Uma das formas achada mais acessíveis de proporcionar aos alunos que aprendam a aprender foi à utilização de projetos interdisciplinares como metodologia de ensino. O uso dessa metodologia partiu da grande dificuldade que os alunos tinham de relacionar o conhecimento físico adquirido em sala de aula com seu cotidiano, logo me  surgiu à idéia de propiciar aos alunos um desafio de resolver um problema no seu bairro ou na sua instituição de ensino.
Primeiro passo, detectar o problema. Segundo passo, os alunos construírem a solução de forma sustentável. O objetivo desse método é incentivar os alunos a pensarem e a gerarem seus próprios conhecimentos, analisar o professor quanto incentivador, facilitador, mediador das idéias apresentadas pelos alunos.
Nesse projeto interdisciplinar os alunos buscam fazer pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, utilização de laboratório, grupo focal e outros. Nas apresentações são avaliados: a criatividade do grupo em relacionar seu projeto com as disciplinas que já cursaram, estão cursando ou que irão cursar, capacidade de síntese e capacidade de expressão oral.
Em busca que a disciplina de física desse uma maior parcela de contribuição para a formação acadêmica dos alunos nas áreas de científica, tecnológica e humanista, que os alunos do curso de engenharia da Universidade Ceuma 2013.2 desenvolveram diversos projetos na disciplina de Física II. Tais como:

1.      Título: A RECICLAGEM DA CARCAÇA DE PNEUS VISANDO SUA   APLICAÇÃO COMO MATERIAL E COMPONENTE DA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES.
Objetivo: Visa uma proposta da reciclagem da carcaça de pneus como material e componente para a construção de habitação.

2.      Título: REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA UTILIZADA NA LIMPEZA DE EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DE OBRAS
Objetivo: o trabalho tem como objetivo demonstrar que através de sistemas de reutilização de água utilizada na limpeza de equipamentos e ferramentas com o propósito de diminuir seus gastos com água potável.

3.      Título: REAPROVEITAMENTO DE PNEUS EM BLOCOS ESTRUTURAIS
Objetivo: pesquisar e analisar o processo de execução de forma clara com reaproveitamento da borracha na fabricação do bloco intertravado com objeto de produzir um bloquete mais barato do que o convencional e economizar recursos naturais.

4.      Título: PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE: REUSO DE ÁGUA DO BANHO E DO LAVATÓRIO FAMILIAR PARA MINIMIZAR O USO DE ÁGUA POTÁVEL EM DOMICÍLIOS.
Objetivo: analisar as possibilidades de reaproveitamento da água dos banhos e lavatórios familiares para os demais usos domésticos em domicílios.
             

5.      Título: FILTRO BIOLÓGICO COM UTILIZAÇÃO DE ULTRAVIOLETA
Objetivo: apresentar um sistema de controle que garanta a qualidade da água captada em poços artesianos com filtração e desinfecção por ultravioleta para remoção de sólidos em suspensão da água e redução dos contaminantes fisioquímicos oriundos de contaminação química e bacteriológica.

6.      Titulo: UTILIZAÇÃO DE PLACA FOTOVOLTAICA FEITAS DE TRANSISTOR DE  POTÊNCIA 2n3055
Objetivo: Utilização da energia solar para conversão  em energia elétrica através de transistores de potência.

7.      Titulo: CONFEÇÃO DE BLOCO ESTRUTURAIS RECICLADOS A PARTIR DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL VISANDO: UMA MANEIRA INTELIGENTE DE RESOLVER A PROBLEMÁTICA DOS ATERROS SANITÁRIOS PROMOVENDO RENDA E EMPREGO.
Objetivo: Reaproveitamento da sobra da construção civil prara a confecção de  bloco estrutural.

8.      Titulo: A CRIAÇÃO DO BLOMAR UM NOVO INTERTRAVADO (BLOQUETE) COM O ENDOCARPO DO COCO DA PRAIA E CONCHA EM SUA COMPOSIÇÃO
Objetivo: o projeto tem com objetivo geral criação de blocos ou bloquetes tendo no seu agregado endocarpo de coco e concha da praia.

9.      Titulo: BIODIGESTOR: ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Objetivo: Construção de um biodigestor para uso de fonte energética limpa e renovável no meio social, tais como: gás metano e adubo orgânico e provavelmente energia elétrica  
 
10.  Titulo: CONTRIBUIÇÃO DE RECICLAGEM DE CONCRETO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Objetivo: buscar metas que viabilizem a redução dos impactos causados no meio ambiente, através do aproveitamento dos resíduos sólidos, com a proposta de fabricação de blocos de concretos das construções civis





quinta-feira, 25 de julho de 2013

MOSH PIT SIMULATION


Mega Circle PIT-A7X Crossroads MOSH RIFF


FÍSICA: O MOVIMENTO DOS METALEIROS

  O mosh,"dança" caótica e violenta praticada por metaleiros, assemelha-se ao movimento de um gás, concluiu estudo. 

  Sem saber, metaleiros estão dando uma contribuição importante à cultura ao praticarem uma dança caótica e violenta em concertos de heavy metal, um tipo de rock rápido, distorcido e barulhento. A análise desse comportamento pode ajudar cientistas, engenheiros e arquitetos a salvar vidas.
   A ciência tem estudado o movimento coletivo de pássaros e peixes. E isso tem ajudado a entender movimentos organizados de humanos, como pessoas atravessando faixas de pedestres, entrando e saindo de estações de metrô, caminhando em largas avenidas e mesmo a famosa “ola” nos estádios.
Mas como entender a multidão em fúria ou pânico?  A não ser em computadores, essas situações são difíceis de simular. E, mesmo nas simulações com humanos, os voluntários não se comportam como em uma situação real – e, por motivos claramente éticos, não se pode causar pânico ou medo em lugar cheio de gente para analisar o que acontece.
  O grupo de Jesse Silverberg, da Universidade  Cornell (EUA), encontrou algo bem parecido com isso no som e na fúria dos concertos de heavy metal. Nessas apresentações, é comum que parte da platéia pratique o chamado mosh, um movimento coletivo que se assemelha a choques corporais aleatórios (e, por vezes, violentos) contra a pessoa na vizinhança mais próxima.
 Os pesquisadores analisaram vídeos de platéias de heavy metal postados no YouTube. Aplicaram a eles modelos matemáticos e computacionais, concluindo que o mosh pode ser modelado como um gás em duas dimensões.
 Os resultados ficaram ainda mais interessantes. A equipe notou que, quando o efeito de manada entre os praticantes começa a superar a aleatoriedade inicial do mosh, emerge espontaneamente um movimento ordenado que se assemelha a um vórtice.
 Publicados em Physical Review Lettes (31/05/13), os resultados, dizem os autores, podem ajudar a entender o movimento coletivo de humanos em situações extremas de medo ou fúria e ajudar engenheiros, arquitetos e planejadores públicos a projetar ambientes para evitar ferimentos e até mortes de pessoas.

 Para os que se interessaram pelo assunto, o grupo de Silverberg tem uma página ( em inglês) com vídeos e simulações ( http://bit.ly/X7hcCR)

domingo, 28 de abril de 2013

O INCENTIVO A PESQUISA EM SITUAÇÕES PROBLEMA BUSCANDO UMA MELHORIA NA QUALIDADE DAS AULAS DE FÍSICA APLICADA E TERMODINÂMICA DA UNIVERSIDADE CEUMA.


Prof.Me. Elsom José Gomes Santos

Introdução:

        O mundo no período Pós Modernidade, todavia, exige um cidadão capaz enfrentar desafios novos, avaliar os contextos sócio-históricos, filtrar informação, manter-se permanentemente em processo de formação são responsabilidades inalienáveis para quem procura ser sujeito de sua própria história, não massa de manobra para sustentar privilégios alheios. (DEMO, 1996, p.32)
Uma das formas mais acessíveis de proporcionar aos alunos que aprendam a aprender é a utilização da resolução de problemas como metodologia de ensino.'A solução de problemas baseia-se na apresentação de situações abertas e sugestivas que exijam dos alunos uma atitude ativa ou um esforço para buscar suas próprias respostas, seu próprio conhecimento. O ensino baseado na solução de problemas pressupõe promover nos alunos o domínio de procedimentos, assim como a utilização dos conhecimentos disponíveis, para dar resposta a situações variáveis e diferentes.'(POZO e ECHEVERRÍA, 1988, p.09)
            Quando o professor adota a metodologia da resolução de problemas, seu papel será de incentivador, facilitador, mediador das idéias apresentadas pelos alunos, de modo que estas sejam produtivas, levando os alunos a pensarem e a gerarem seus próprios conhecimentos. Com esse pensamento que os alunos do Curso de Engenharia de Produção do 2° e 5° Período desenvolveram nesse período de 2012.1 diversos projetos na disciplina de Física Aplicada e Termodinâmica, tais como:

1.1.TÍTULO:

PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO ORIUNDOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL.

OBJETIVO: O projeto apresenta a análise da utilização dos resíduos de construção como agregados para a confecção de blocos de concreto para utilização de casas populares para comunidade de baixa renda com parceria do governo.

1.2.TÍTULO:
BIODIGESTORES – UMA FONTE DE ENERGIA LIMPA

            OBJETIVO: Construção de um protótipo biodigestor para gerar biogás que poderá ser utilizado como gás de cozinha ou energia para utilização de motores em uma propriedade de criação de suíno na Vila Maranhão em São Luís.

1.3.TÍTULO:
RECICLAGEM: PROPOSTA PARA REUTILIZAÇÃO DO PAPEL DESCARTADO NO CEUMA CAMPUS I.

OBJETIVO: O objetivo do projeto é despertar a consciência da sociedade sobre a importância da reciclagem, tendo como público alvo os estudantes da Universidade (CEUMA – Campus I) e tendo como principal resíduo de descarte o papel. Através de panfletagem, implantação de conjunto de lixeiras de coleta seletiva e determinando o rumo do papel após o uso, para que fique claro a importância do reaproveitamento não só dentro da universidade, mas em qualquer meio. Além de divulgar o trabalho que é feito por catadores, cooperativas e empresas que tem no seu processo de produção a responsabilidade ambiental. Portanto o objetivo específico será o de redução da quantidade de papel desperdiçado no Ceuma e o seu reaproveitamento.


1.4.TÍTULO:
GERADOR EÓLICO: UTILIZAÇÃO DE ENERGIA LIMPA
OBJETIVO: Elaborar (ou construir) um protótipo para geração de energia por meio de fonte eólica.

1.5.TÍTULO:

A RECICLAGEM DO PAPEL UTILIZADO NO SETOR DE REPROGRAFIA DO UNICEUMA.


OBJETIVO: Conhecer o setor de reprografia do UNICEUMA e identificar a quantidade média de papéis A4 não reciclados que são adquiridos por semana.
Identificar a quantidade de papéis não reciclados que têm como destino o lixo, ao final de cada semana.

1.6. TÍTULO:
COMPOSTAGEM NO PROCESSO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COOPERATIVA DOS HORTIFRUTIGRANJEIROS DO MARANHÃO LTDA.

OBJETIVO: Apresentar a importância do consumo consciente e as possíveis conseqüências do consumo exagerado e o destino das sobras. Reduzindo assim a quantidade de lixos destinados aos lixões em céu aberto, e educando para o hábito de reutilizar.


1.7.TÍTULO:
CONSUMO SUSTENTÁVEL - REUSO DA ÁGUA DE MÁQUINA DE LAVAR

OBJETIVO: Reduzir o consumo de água, reutilizando a água dispensada pela lavagem de roupas em máquinas.

1.8.TÍTULO:
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS CINZA GERADAS NO UNICEUMA

            OBJETIVO: Mostrar que através de reutilização de águas cinza o UNICEUMA reduzirá de forma significativa o consumo de água potável e desta forma ingressar no mundo da sustentabilidade e também reduzir os custo de manutenção de suas instalações.

1.9.TÍTULO:
                        SUSTENTABILIDADE: DESCARTE E REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA EM SÃO LUÍS.

            OBJETIVO: Minimizar os impactos ambientais com o descarte do óleo vegetal e propor medidas de reutilização.

            1.10.TÍTULO:
LOGÍSTICA DE TRANSPORTE COMO SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL

OBJETIVO: Criação de uma Empresa Junior dentro do curso de Engenharia de Produção para que a mesma ficasse responsável pelo planejamento, desenvolvimento e manutenção de todo o processo de locomoção dos alunos através de rotas, facilitando a vida dos alunos com um projeto inteiramente sustentável já que o foco é a diminuição de veículos e da propagação de gases  melhorando a qualidade do trânsito.
1.11. TÍTULO:
SUSTENTABILIDADE-UTILIZAÇÃO DA FIBRA DO COCO COMO MATÉRIA ALTERNATIVA.

OBJETIVO:Alternativa de redução de resíduo sólido e a oportunidade de negócio sustentável para a população de baixa renda, fazendo se
 uso da casca de coco verde, matéria prima orgânica, descartada em hotéis, bares, restaurantes e principalmente nas praias de São Luis – MA.



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Produção de um Biodigestor para Produção de Gás


Produção de Gás Metano Utilizando Resíduos Sólidos Para o Curso de Gastronomia do UniCeuma: São Luís-MA
Clelio Gomes de Sousa
Rafael Ribeiro Cordeiro
Ronaldo Melo Frank
Rhuan Jorge Gonçalves de Moura
Orientador: Elsom José Gomes Santos

Trabalho apresentado no projeto:" O Eng. de Produção para um Mundo Sustentável". 
Alunos do 3° e 5° período do Curso de Eng. De Produção do Uniceuma – MA.

RESUMO
A preocupação em utilizar matéria mais econômica sem perder qualidade é o pensamento de qualquer engenheiro de produção. Assim, com esse pensamento a utilização de fonte de energia renovável pelo biodigestor ( câmara de fermentação fechado), utilizando resíduos orgânicos para a produção de gás metano ( CH4 ), através de bactérias anaeróbicas que consomem as biomassas, seria uma grande solução para o curso de gastronomia visando redução de custos, haja vista que todos resíduos orgânicos produzido pelo curso é jogado fora em aterros sanitários. Portanto a proposta de nosso trabalho é uma construção de um biodigestor, onde todos os resíduos orgânicos sofram a digestão pelas bactérias anaeróbicas produzindo gás metano (CH4) como o mesmo é inflamável irá substituir o gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Tendo assim a diminuição de custos e dando uma condição correta para resíduos que seriam jogados no lixo promovendo condições sustentáveis e econômicas para todos.

Palavras chaves: Energia renovável, Resíduo orgânico, Gás metano CH4, Biomassa.

PROJETO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDI0



EXPERIMENTO PARA DISCIPLINA FÍSICA
Os alunos da Escola Dr. Geraldo Melo do município de São Luís-MA, irão confeccionar experimentos de física e posteriormente esses experimentos será doado para uma comunidade carente de São Luis para que os alunos do ensino fundamental possam ter um melhor entendimento com os fenômenos do dia a dia além um melhor entendimento com a ciência física.
1.      OBJETIVO
O projeto é para analisar a criatividade dos alunos e ao mesmo tempo esses desenvolverem experimentos para uma escola da comunidade de São Luís. Tendo assim um melhor entendimento para os fenômenos físicos a partir das observações e analise crítico.
2.      Competência:
·         Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
·         Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
·         Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.
3.      Habilidades:
·         Argumentação e expressão oral;
·         Representar via operadores lógicos e matemáticos os objetos e fenômenos de interesses;
·         Ler, interpretar e produz textos técnicos e científicos;
4.      Atitudes:
·         Senso de iniciativa e de busca autônoma de soluções;
·         Postura investigativa, para acompanhar e contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico;